Visita á União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal do Senhor Comendador Rui Nabeiro

A Junta de  Freguesia da União das  Freguesias  de Cadafaz e Colmeal vai homenagear no próximo dia 17 de setembro o senhor Comendador Rui Nabeiro e assim tornar realidade  vontade de receber o senhor comendador na nossa Freguesia tentando retribuir   a forma como foi recebido em Campo Maior  um grupo de idosos da antiga Junta de Freguesia do Colmeal.
Vão acompanhar  a visita do senhor comendador os senhores Secretários de Estado Engenheiro  Carlos Martins Secretario de Estado do Ambiente e Engenheiro Amândio Torres Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural , Engenheiro Rogério Rodrigues Presidente do ICNF, Doutor Paulo Salsa Vice-Presidente do ICNF, entidades e instituições locais.

PROGRAMA DA VISITA:

Dia 17 de setembro de 2016
11:30 Horas  Câmara Municipal de Góis.
12:45Horas Almoço no Colmeal.
14:30 Sessão solene  e descerramento de placa alusiva à presença do Senhor Comendador  Rui Nabeiro , no edifício da Junta De Freguesia da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal.
15:30 Horas lanche com as comissões de melhoramentos, e população.
16:00 Horas fim da Visita do Senhor  Comendador  à nossa Freguesia.

Nota na deslocação para o Colmeal  o senhor Comendador será recebido no Cadafaz pelos senhores; Eng.º Carlos Martins  Secretário de Estado do Ambiente e  Eng.º Amândio Torres Secretário de Estado das Florestas  e Desenvolvimento Rural, estarão ainda o Senhor Presidente  e o Senhor Vice- Presidente do  ICNF, e várias entidades locais, que se incluem na comitiva até ao final da visita do Senhor Comendador, e que naturalmente se associam á Homenagem.

Quem é o senhor comendador: Manuel  Rui Azinhais  Nabeiro, nasceu em 28 de março de 1931, no seio de uma família humilde mas  muito dedicada ao trabalho, em Campo Maior, Alto Alentejo, desde muito jovem  começou  a ajudar os pais no sustento da casa.
Muito jovem  começou a trabalhar  na torrefação de café da família  com apenas 19 anos de idade assumiu a direção da torrefação Camelo.
Em 1961criou a Delta cafés de todos nós conhecido e reconhecido, sendo líder de mercado nacional e implementado em vários Países.
Sabemos que  Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto. Com os recursos de que dispôs nas diferentes etapas da sua vida, apoiou e continua a contribuir para o bem-estar de muitos, para alem dos casos pontuais, nas varias intervenções que tem feito através da comunicação social  nomeadamente as cadeias de televisão, é bem elucidativo que o senhor comendador é um homem preocupado com o bem estar de todos.
Apesar da vida comercial  intensa que desenvolvia, preocupado com o bem estar dos seus colaboradores quis dar também o seu contributo á população de Campo Maior em termos políticos foi   Autarca desde 1963 foi vereador, vice-presidente e presidente interino da Câmara Municipal de Campo Maior. Homem de muitas e variadas causas, Rui Nabeiro assumiu em 1972 a Presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, cargo que retomaria, entre 1977 e 1986.
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés nasce em 1988. Conta, atualmente, com mais de duas dezenas de empresas e com intervenção direta em áreas tão diversas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.
Rui Nabeiro foi varias vezes condecorado, referimos  as principais:
A 9 de Junho de 1995 Mário Soares atribuiu a Rui Nabeiro o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial; e a 5 de Janeiro de 2006 Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2006, a Universidade de Évora concedeu a Rui Nabeiro, o Grau de Doutor Honoris Causa.
em 2009, o Comendador Rui Nabeiro recebeu uma das maiores distinções atribuídas pelo país vizinho. Por indicação de Sua Majestade, Don Juan Carlos, Rei de Espanha, foi honrado com a notável insígnia - A Comenda da Ordem de Isabel a Católica.
Em Junho 2011 foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha em Elvas e agraciado com a Medalha da Extremadura, atribuída pelo Governo desta região Espanhola. Seguiu-se em 2012, novo Doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, atribuído pela Universidade Lusófona.
Rui Nabeiro é um empreendedor nato. Desde sempre ambicionou criar uma escola e esse sonho concretizou-se em 2007 com a abertura do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. É um espaço orientado pela visão do seu mentor, que desde a sua raiz quis fazer do CEAN uma escola onde as crianças ambicionem ser empreendedoras, proactivas, talentosas e que se possam destacar pelo seu potencial
Rui Nabeiro é considerado um dos grandes empresários portugueses de sucesso notável no panorama económico de Portugal. É igualmente reconhecido como um caso sério de envolvimento humanitário e de responsabilidade social.
Ao longo do percurso e expansão da Delta Cafés, Rui Nabeiro nunca descurou a sua vertente profundamente social, que faz com que a sua obra tenha a classificação de “Empresa Rosto-Humano”.

Mais poderíamos escrever sobre o Senhor Comendador Rui Nabeiro, e da sua nobre ação social, estamos certos que o senhor  comendador nos irá transmitir palavras e episódios da sua vida verdadeiramente interessantes que nos devem levar a meditar e refletir.

Carlos Jesus

Presidente da Junta de Freguesia União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal